A licença
Para funcionar como alojamento local, o seu imóvel necessita de obter uma licença própria, que lhe permitirá oferecer legalmente serviços de alojamento ou arrendamento temporário. Também é importante ressaltar que, para combater a ilegalidade, plataformas como airbnb, booking e homeaway não aceitam habitações que não estejam inscritas no registo nacional de turismo, por isso é imprescindível regularizar o seu imóvel.
O primeiro passo é inscrever-se nas finanças e, em seguida, comunicar o balcão único eletrónico, apresentando alguns documentos, entre eles:
-
Cópia simples de identificação do titular ouCertidão permanente de registo comercial, no caso de pessoa coletiva
-
Termo de responsabilidade
-
Caderneta predial
-
Contrato de arrendamento
-
Cópia da declaração das finanças
Com esta etapa concluída, a câmara municipal tem um prazo de 30 dias para confirmar a veracidade da documentação e emitir um parecer. Uma vez com o comprovativo do registo, o proprietário já pode usufruir do espaço para arrendamento turístico.
Faça consertos
Não quer dizer que precisa remodelar a casa inteira, mas sim realizar alguns consertos na casa, como uma torneira pingando ou uma porta que não fecha direito. Ao longo do tempo, os feedbacks dos hóspedes irão guiá-lo sobre os aspetos a melhorar na sua casa.