Limpeza de superfícies e armários.
Sempre comece de cima para baixo. Por isso, as superfícies e os armários devem ser seus primeiros alvos quando você começar a limpeza da cozinha.
Retire tudo de armários e gavetas
Em primeiro lugar, retire tudo que estiver nos armários e nas gavetas. Use um limpador de superfícies como cif e um pano para a limpeza interna − isso é ideal para combater o acúmulo de bactérias nocivas em áreas que não estavam incluídas na sua limpeza diária.
Limpe as partes superiores
Se necessário, pegue uma escada para limpar o exaustor da cozinha (caso haja um) e a parte superior de armários e estantes.
Limpar portas dos armários
Para limpar as portas dos armários, você pode primeiro esfregá-las com uma esponja com água quente e sabão, para amolecer a sujeira antes de passar o pano com o limpador. Contudo, portas de madeira maciça exigem o uso de um produto de limpeza específico.
Limpar puxadores
Se os puxadores dos armários estiverem particularmente engordurados, remova-os e coloque-os em uma bacia com água quente e detergente antes de limpá-los. Depois, você pode passar um lustrador de metal ou madeira para dar um novo brilho aos puxadores! veja 5 dicas de como limpar o armário da cozinha e mantenha-o limpo e higienizado.
Limpe as bancadas
Depois de guardar tudo novamente em seu devido lugar, passe o limpador de superfícies nas bancadas da cozinha e seque-os com um pano limpo.
Limpe os azulejos
Aproveite também para limpar os azulejos da cozinha também que também ficam sujos e engordurados com um limpador de superfícies.
Sempre retire os eletrodomésticos da tomada antes de manuseá-los para evitar o risco de choques elétricos. Pelo mesmo motivo, é recomendável também aguardar que eles estejam completamente secos antes de ligá-los novamente.