
Detalhes do projeto:
Dia Internacional da Mulher: O género feminino plural pôs mãos à obra!
Fotografia 4 de 6
Oito de março é, historicamente, o dia das mulheres reivindicarem a igualdade de género com manifestos por esse mundo fora, lembrando assim, que em pleno século XXI há muita maratona para correr até ao cortar da meta – leia-se direitos, deveres, e oportunidades, iguais para homens e mulheres.
Já no distante século v a.C., sócrates e o seu discípulo platão repudiavam a visão machista reinante na sociedade ateniense. Lá, a mulher “valia como meio homem”. Discordante, sócrates (que teve duas mestras) atribuía-lhes antes um “intelecto de valor”, posicionando a equiparação homem/mulher ao nível dos direitos humanos.
Mais de dois milénios volvidos a maior intervenção social feminina, “na política, na medicina e até nas milícias” –, que estes filósofos já preconizavam - é um dado adquirido, mas a verdadeira igualdade de oportunidades está ainda por concretizar. No mundo do trabalho, males antigos persistem: as diferenças salariais para idênticas funções às dos homens, a maior dificuldade em alcançar cargos de topo, as provas suplementares que têm de prestar em setores conotados com o sexo masculino, a discriminação por poderem gerar vidas, são apenas alguns.
A desbravar este caminho andam três parceiras do habitissimo. Mulheres que fizeram da construção e remodelações a sua profissão e que explicam como se impuseram nestas áreas tipicamente masculinas, ante homens que as olharam de lado. Com competência, resultados e resiliência, três histórias inspiradoras: Susana bernardo de carvalho (My project), Filipa ribeiro (Duality remodelações) e Thais martins (Personalize remodelações).
Detalhes da fotografia:
- Filipa Ribeiro - Duality Remodelações
- Etiquetas:
- não há etiquetas
- habitissimo
- fotos
- foto: felipa de beatriz leite #153082