Quando vemos um rato em nossa casa é sinal de que algo está errado. Isso porque os ratos só aparecem quando damos condições para que tenham abrigo, água e alimento.
Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.
Nas propriedades rurais, eles são temidos porque, além de roerem os sacos com grãos, depositam fezes, urina e pelos nos grãos e em outros produtos, tornando-os impróprios para o consumo humano e animal. Nas indústrias, os estragos causados por esses roedores nas fiações elétricas têm causado incêndios e grandes prejuízos.
E engana-se quem pensa que eles só roem madeira. Ratos ainda podem roer chumbo, alumínio, cimento, tijolo e plástico. O melhor seria não criar as condições para que os ratos aparecessem, claro. Mas como nem sempre isso é possível, é preciso saber como combatê-los. A princípio, o importante é não tomar nenhuma ação sozinho. Se você vir algum rato, deverá então procurar algum especialista no controle dos roedores.